quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cineclube Cinemata exibe o filme “Azur e Asmar” no Ponto de Leitura Estrela de Ouro.

Desde 2008 que na Chã de Camará o último sábado de cada mês é reservado à realização da ação Cineclubista do Cinemata, esta que acontece em parceria com as ações de formação de leitores da Biblioteca Mestre Batista .
Exibição de Azur e Asmar - Cineclube Cinemata.

No dia 10 de outubro de 2009 foi realizada uma leitura teatralizada para 27 participantes, entre crianças e jovens, tratando do tema “intolerância” em seus diversos aspectos, intolerância cultural, religiosa, etc. E para dar continuidade à atividade e refletir um pouco mais sobre o tema proposto o Cineclube Cinemata realizou a exibição de Azur e Asmar, um filme do francês Michel Ocelot com Hiam Abbass e Patrick Timsit.

A história trata de tolerância, amor e determinação. Nela, duas crianças - Azur e Asmar - são criadas pela mesma mulher. Mas apenas Asmar é filho de Jenane, que serve como ama-de-leite do jovem nobre Azur. Mas quando Jenane é expulsa, essa família é brutalmente separada. Sozinho, Azur cresce em meio à nobreza, mas jamais esquece as fantásticas histórias da babá - especialmente a lenda da Fada dos Djins - e quando atinge certa idade, decide cruzar o mundo para encontrá-la, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos, mas como rivais na busca da Fada.
                                                                    
Foi uma sessão empolgante, regada a muita pipoca. As crianças não tiraram os olhos da tela por um minuto sequer, todos bastante empolgados e curiosos, a saber, Ocelot é um mestre em realizar obras de animação bastante inusitadas; seu estilo gráfico apresenta uma rica mistura de computação gráfica elaborada com cores fortes e chapadas, cheio de detalhes refinados com um design equilibrado e simétrico. Foi um sábado vibrante,  e alegremente diferente!

Exibição de Azur e Asmar - Cineclube Cinemata / Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança.
Fontes; texto postado por Bárbara Gonçalves, assessora pedagógica do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança; Fotos – arquivo do Estrela de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário