segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança: o pontapé da atividade cineclubista na região da Mata Norte pernambucana.

                                               
A atividade cineclubista surgiu no Sítio Chã de Camará (Aliança - PE) muito antes do projeto Cineclube Cinemata. Em 2004 foi inaugurado no terreiro da Chã de Camará o projeto do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, possibilitado pelo edital cultura viva do Ministério da Cultura. Este Ponto abriga importantes manifestações populares da região, brincadeiras que se perpetuam da tradição oral daquele povo. Tais como: maracatu rural, coco de roda, cavalo-marinho, ciranda e boi de carnaval.

No ano de 2006 foi aprovado o projeto Usina Cultural através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), onde o ponto chave de sua ação era por, de fato, a usina pra moer. E desta iniciativa deu-se a criação de diversas atividades dentro do casarão do Ponto de Cultura. Jovens voluntários, oriundos da Universidade de Pernambuco - campus Nazaré da Mata - desenvolveram atividades de leitura e contação de histórias para crianças, alfabetização de adultos, reforço escolar para os jovens e rodas de diálogo e confecção de artesanato com as mulheres da Chã
e de áreas circunvizinhas. Entretanto, não bastavam as atividades didáticas às quais os futuros professores estavam acostumados, precisava-se fazer algo mais e visando um entretenimento de qualidade o coordenador pedagógico do Ponto de Cultura, o professor doutor Severino Vicente da Silva (Profº Biu - como é conhecido) sugeriu que se fizessem seções de cinema semanais onde os participantes pudessem discutir e debater temáticas de interesse coletivo.

Daí começou a ser construída a trilha do cineclube Cinemata. As seções davam-se anteriormente sempre dentro da casa grande. Mas, ainda neste mesmo ano, aconteceu o primeiro Festival Canavial, uma festa que abre espaço para artistas e produtores culturais da região da Mata Norte, e neste circuito de artes, foi-se vislumbrando uma trajetória de maior suporte técnico e de longo alcance por todos aqueles que se maravilhavam com as possibilidades advindas da tecnologia audiovisual.

Naquele ano, brincantes, produtores, estudantes e o público em geral puderam assistir a duas exibições em tela grande de filmes que retratavam a cultura e o imaginário do povo, as seções deram-se no Engenho Cumbe e no Centro de Nazaré da Mata. Esta iniciativa foi agraciada com a presença do cineasta e também cineclubista Lula Gonzaga, que ministrou oficinas de vídeo e animação durante o festival Canavial 2006. E foi desta parceria com o cineclube Cinema de Animação que se firmou e fortaleceu a atividade cineclubista no terreiro da Chã de Camará com a realização do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança e o apoio da Associação Reviva.

Cineclube Cinemata no Festival Canavial 2006 - Engenho Cumbe, zona rural de Nazaré da Mata/PE
Cineclube Cinemata no Festival Canavial 2006 - Centro de Nazaré da Mata/PE

Fontes: texto postado por Bárbara Gonçalves - assessora pedagógica do Ponto de Cultura Estrela de Ouro; fotos – arquivo do Estrela de Ouro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário