sexta-feira, 15 de novembro de 2013

DISTRITO DE TUPAOCA RECEBE A PRIMEIRA NOITE DA “MOSTRA INFANTIL CINEMATA” - PROJETO ESPECIAL DO FESTIVAL CANAVIAL 2013.



Tupaoca é um distrito do município de Aliança e, na noite do dia 13 de novembro, recebeu a primeira sessão da "Mostra Infantil Cinemata - Cinema de Animação na Zona da Mata Norte de Pernambuco", um projeto realizado pelo Cineclube Cinemata em parceria com o Cineclube Cinema de Animação, produzido pela Associação Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Associação Canavial e Canavial Arte e Cultura e incentivado pelo Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco.
                                            
O Cineclube Cinemata fica sediado ao Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança no Sítio Chã de Camará em Aliança - PE, e através da circulação por outras comunidades rurais do município de Aliança veio possibilitar além de momentos de lazer para crianças e jovens, contribuir para a valorização da cultura local, bem como, à reflexão a cerca dos modos e costumes cotidianos de cada comunidade, apresentando filmes como: Estrela de Ouro, A morte do Rei de Barro, Baixa Frequência, e outros. A curadoria da mostra é de Caio Dornelas (Mostra Canavial de Cinema) e Éllida Belarmino.

A Mostra aconteceu no centro de Tupaoca, em frente à igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e contou com um público de mais de 150 pessoas, que puderam apreciar a exibição de curtas-metragens de todo o Brasil, e em especial o lançamento de três vídeos produzidos pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação, sob a direção do cineasta Lula Gonzaga, presente na sessão. Foram videoclipes musicais de três Pontos de Cultura do estado de Pernambuco com os grupos culturais de cada instituição: Coco de Umbigada (4min), Boi da Macuca (4min) e Lia de Itamaracá (4min). 

A saber, o Cineclube Cinemata é uma das ações do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, sendo muito importante a apresentação desses vídeos para a valorização e difusão da cultura do estado de Pernambuco e para o fortalecimento das ações dos Pontos de Cultura na região. 





Fontes: Texto postado por Bárbara Gonçalves, produtora do Cineclube Cinemata; fotos: Ederlan Fabio, coordenador de audiovisual do Ponto de Cultura Estrela de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário