terça-feira, 19 de novembro de 2013

MACUJÊ RECEBE O ÚLTIMO DIA DA MOSTRA INFANTIL CINEMATA - CINEMA DE ANIMAÇÃO NA ZONA DA MATA NORTE DE PERNAMBUCO.

Após a passagem da "Mostra Infantil Cinemata" pelos distritos aliancenses de Tupaoca e Upatininga foi a vez de Macujê receber o projeto. Este, que integra a programação do Festival Canavial 2013, uma grande festa que celebra o Movimento Canavial mostrando um pouco da produção cultural da Zona da Mata Norte canavieira.

Este ano o evento pôs em foco a diversidade do samba brasileiro, e  levará aos palcos manifestações artísticas das mais diversas em representação a essa expressão que é símbolo da cultura do Brasil - o samba. Serão Caboclinhos, Maracatus, Cocos, entre outros.


E para abrilhantar a comemoração, a "Mostra Infantil Cinemata" trouxe em sua programação três obras do cineasta Lula Gonzaga: "Boi da Macuca", "Lia de Itamaracá" e "Coco de Umbigada" que retratam um pouco das brincadeiras de terreiro tradicionais do estado de Pernambuco, levando o samba também para as telas de cinema. Lula também é parceiro da Mostra, através do Cineclube Cinema de Animação que circulou junto à equipe do Cineclube Cinemata pelos distritos de Tupaoca, Upatininga e Macujê.

O distrito de Macujê fica à distância de 18 km do município de Aliança - PE, adentrando os canaviais por uma estrada de terra com diversas encruzilhadas. O caminho é longo e dificultoso mas vale muito a pena conhecer. Da entrada do vilarejo é possível avistar um monte com pequenas casas coloridas e um cemitério logo ao lado; na placa que marca a entrada da cidade, além do tradicional "Bem-vindos" lê-se também a descrição do nome do lugar: Macujê - fruta doce e saborosa.

No dia 15/11 a "Mostra Infantil Cinemata" possibilitou a crianças, jovens e adultos moradores de Macujê uma noite de diversão e lazer e, à equipe do projeto, um momento muito especial numa comunidade bastante acolhedora ao lado de figuras bastante empenhadas com a realização de ações educativas e culturais na localidade. Foram várias pessoas que nos receberam naquela tarde, mas vai aqui um agradecimento especial a Leonildo Félix, Dona Rama, Eduardo, Seu Aluízio, Vereador Tontonho e demais.





 Fonte: Texto postado por Bárbara Gonçalves, produtora do Cineclube Cinemata; fotos: Ederlan Fabio, coordenador da Mostra Infantil Cinemata.

Um comentário: