sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Comemorando os 10 anos da Biblioteca Mestre Batista.

o dia 28 de maio de 2016 foi realizada a festa de aniversário de dez anos da Biblioteca Mestre Batista. Estes que foram completos ao dia 13 de maio de 2016, exatamente.

O dia foi de muitas atividades no terreiro da Chã de Camará, que reuniu amigos e parceiros da instituição, ex-voluntários e muitas crianças claro. A citar estiveram presente: o professor doutor Severino Vicente Da Silva, idealizador/fundador do espaço; José Lourenço da Silva, responsável pelo ;Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Luiz Caboclo, presidente do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança; Afonso Oliveira, coordenador de produção do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança; Valéria Vicente, representante da REVIVA – instituição parceira da biblioteca; a equipe do Ponto de Memória, Léo Silva e Gustavo Xavier; a equipe da Biblioteca Mestre Batista – Wanessa Santos, Bárbara Gonçalves, Ederlan Fábio, Daniele Ferreira e Érica Fernanda; Manuela Guedes, ex agente de leitura da Biblioteca Mestre Batista; Amélia Patrícia, ex agente de leitura da Biblioteca Mestre Batista; Deni Patrícia, ex agente de leitura da Biblioteca Mestre Batista; Susana Morais e Diego Gibran, músicos e contadores de histórias que animaram a festa.

A animação, como dito acima, ficou por conta de Susana Morais e Tio Diego, dupla recifense, experiente na arte de contar histórias. No entanto, além de proporcionar um momento lúdico para as crianças, este foi um em verdade um grande reencontro. Visto que Susana Morais fez parte do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança no ano de 2006, compondo junto à Bárbara Gonçalves e Wanessa Santos a primeira equipe de voluntários do espaço. Foi um momento de ver o crescimento de todos que instigados pela atividade no Sítio Chã de Camará deram seguimento à vida trabalhando para a formação de leitores. Susana Morais nos palcos da cidade grande e Wanessa Santos e Bárbara Gonçalves nos canaviais da Mata Norte, pelas comunidades rurais.

A programação seguiu com a apresentação da dupla Susana Morais e Tio Diego, que trouxeram em seu baú histórias de cordel e clássicos da literatura infantil, além do encontro entre leitor e autor, onde a escritora e poeta cordelista Susana Morais pode apresentar uma de suas obras infantis paras as crianças, o livro: A Formiga Surfista, que foi primeiramente lançado em cordel e posteriormente virou livro pela editora Bagaço.

Muito bolo e refrigerante para comemorar esse dia excepcional e logo mais à noite a festa continuou com a exibição do Cineclube Cinemata, equipamento cultural também do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, que está realizando desde outubro de 2015 uma parceria com a Biblioteca Mestre Batista no projeto “TEM LIVRO NA TELA”, com incentivo do Funcultura, FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco. Responsáveis pela exibição estiveram: Ederlan Fábio, Érica Fernanda, Adriano Santos e Cleiton Freitas. 

O filme exibido foi "O macaco e o rabo" (desenvolvido pelos alunos do Projeto Animando Histórias da UFPE/CAA e da disciplina de Animação 2D do Núcleo de Design/CAA - Caruaru – PE sob a orientação do professor Marcos Buccine, com produção de Marcela Lima, Thiago Guimarães, Filipe Paes, André Arôxa e Marcos Buccini), sob a temática dos Contos Populares do Brasil, uma divertida recriação do conto folclórico recolhido por Câmara Cascudo.











Da esquerda para a direita: Daniela Ferreira e Érica Fernanda, mediadoras de leitura e
assistentes pedagógicas do Ponto de Cultura Estrela de Ouro





 Fonte: texto postado por Bárbara Gonçalves – assessora pedagógica do Ponto de Cultura Estrela de Ouro; foto por Gustavo Xavier – pesquisador do Ponto de Memória Estrela de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário